Observações / Notas mais Recentes

Pesquisador juazeirense controla câmera da NASA na Estação Espacial Internacional, e obtém imagens inéditas da Terra vista do espaço




Logo do projeto ISS EarthKAM.


O sonho de participar do programa espacial da NASA acaba de se tornar uma realidade para um juazeirense, ainda que não tenha saído da Terra. O  pesquisador  Valmir Martins de Morais - Coordenador da Estação Astronômica PieGise, em Juazeiro do Norte, no Ceará., utilizando senhas de acesso fornecidos pelo projeto educacional e científico ISS EarthKAM da NASA , controlou de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013,  uma câmera digital especial (Nikon D2Xs) montada a bordo da Estação Espacial Internacional  (ISS, na sua sigla em inglês) para fotografar  e estudar a Terra a partir de uma  perspectiva única: do espaço.


 Imagem obtida por Valmir M. de Morais, da costa da Nova Zelândia. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.


ISS EarthKAM  - Earth Knowledge Acquired by Middle school students ou Conhecimento da Terra adquirido pelos estudantes do ensino médio é um programa de extensão educacional da NASA direcionado a estudantes, professores e cientistas que,através da internet, controlam e captam imagens da Terra a partir de uma câmera instalada na Estação Espacial Internacional.  As imagens são usadas para apoio no ensino e pesquisas de ciências da Terra, ciência espacial, ciência ambiental, geografia, estudos sociais, matemática, comunicação e até mesmo arte.   O projeto é financiado pela NASA e  operado por uma parceria entre a Universidade da Califórnia em San Diego, O  Johnson Space Flight Center da NASA,  o Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, Califórnia,  o Technical Education Research Centers  (TERC) - organização educacional sem fins lucrativos, e Sally Ride Science.

Entidades de 12 países participaram da missão ISS 13-01 da EarthKAM. Ao todo 383 instituições (ver relação em https://earthkam.ucsd.edu/mission ) puderam controlar a câmera da Estação Espacial para obter imagens exclusivas da Terra. No Brasil, apenas a Estação Astronômica coordenada pelo juazeirense, integrou o projeto.


O pesquisador acessando imagens da Terra pela ISS EarthKAM.


Valmir Martins já participa de outros programas  da NASA e coordena no país eventos internacionais de divulgação astronômica  como a World Space Week  (Semana Mundial do Espaço) e o concurso "Cassini - Scientist For A Day”, da própria NASA . Em dezembro de 2012 ele enviou a coordenação da missão EarthKAM  proposta de uso da câmera instalada na ISS e solicitou sua participação na edição 2013 do projeto. Em 25 de janeiro o controle da missão  confirmou o ingresso da Estação Astronômica PieGise no programa e enviou 200 códigos para que o controle da câmera pudesse ser  feito de Juazeiro do Norte.

Após treinamento de mais de10 horas para aprender os procedimentos necessários para a segmentação e para trabalhar com as imagens  através de computador ligado a internet, Morais acessou o sistema do controle da missão, acompanhou as órbitas da ISS em mapas virtuais do sistema da NASA, analisou imagens infravermelhas da Terra, geradas por satélites - para verificar o período de tempo em que a estação se encontrava  melhor posicionada para obter imagens de regiões sem nuvens e  enviou os dados dos locais desejados para direcionamento da câmera para o servidor de arquivos na Universidade da Califórnia, em San Diego, CA.  Através de programadores do Johnson Space Center/NASA, em Houston, TX, os dados foram transferidos para o computador  na ISS, onde as imagens foram  obtidas, digitalizadas e transmitidas da Estação Espacial, em órbita a cerca de 414 km acima da superfície da Terra,  novamente para o controle da missão que as enviou para o pesquisador. 

 Estação Espacila Internacional. Crédito da imagem: NASA

Durante o período de captura de imagens de alta resolução ,  a Estação Espacial realizou 61 voltas ao redor da Terra ( a ISS dá uma volta aproximadamente a cada uma hora  e meia), mas o pesquisador só pôde fotografar a superfícieda Terra durante os 45 minutos de cada órbita - quando a Estação sobrevoa o lado iluminado pelo Sol. Devido a limitações com o sistema de câmera, as fotos puderam ser tomadas apenas uma vez a cada dez segundos.

176 códigos foram utilizados para a obtenção das imagens, que comporão acervo que será doado a Universidade Regional do Cariri (URCA) para projetos do curso de Geografia.  122 imagens  já foram disponibilizadas pela NASA.




Região do Piaui (Brasil), próxima a cidade de Socorro. Imagem obtida por Valmir M. de Morais. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.


Região do Cazaquistão. Imagem obtida por Valmir M. de Morais. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.


Região da Austrália. Imagem obtida por Valmir M. de Morais. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.




Região da China. Imagem obtida por Valmir M. de Morais. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.
 



Região do Equador. Imagem obtida por Valmir M. de Morais. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.



Região da África do Sul. Imagem obtida por Valmir M. de Morais. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.



Região da Austrália. Imagem obtida por Valmir M. de Morais. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.



 Ilhas Finder, Tasmânia. Imagem obtida por Valmir M. de Morais. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.



Região da Nova Zelândia. Imagem obtida por Valmir M. de Morais. Crédito: Nasa/EarthKAM. Clique para ampliar.


- - - - - - - - - - - - - - -

A Estação PieGise, localizada no bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte, no Ceará, é uma entidade astronômica sem fins lucrativos, criada em 2005, cujas finalidades  principais consistem na realização de pesquisas e observações  astronômicas - em colaboração aos programas desenvolvidos por instituições do Brasil e exterior, e na divulgação da Astronomia e das ciências afins para  população do Cariri Cearense. 

As atividades da Estação astronômica  foram reiniciadas após uma paralisação de dois anos.  
De 2010 a 2012 seu coordenador , Valmir Martins,  tinha sido contratado, mediante bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, para  gerir  por dois anos as atividades do projeto do Núcleo de Astronomia do IFCE de Juazeiro do Norte. Com o encerramento das bolsas e, por conseguinte das atividades do Núcleo em janeiro  de 2013, as ações de pesquisas e difusão da Astronomia  na região passaram a ser novamente realizadas pela Estação.