Observações / Notas mais Recentes

Juazeiro do Norte no Projeto Internacional " How Many Stars -2009 "





















Portal do Projeto "How Many Stars".




No último domingo de Maio, dia 31, foi concluída com êxito a participação de Juazeiro do Norte, através da Estação Astronômica PieGise, no projeto internacional " How Many Stars -2009 ".

"How Many Stars" é uma campanha mundial de observações astronômicas que consiste em determinar as condições atuais de visibilidade do céu noturno global. É um dos projetos do Ano Internacional da Astronomia-2009 instituído pela ONU/UNESCO.

A cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, foi uma das duas únicas cidades do País e uma das três cidades da América do Sul a participar do evento coordenado pela associação Verein Kuffner-Sternwarte da Áustria e pelo observatório "Karl-Schwarzschild-Observatorium" do Instituto Thuringer Landessternwarte Tautenburg da Alemanha.




















A América do Sul no "How many Stars".
No destaque: Juazeiro do Norte.



Mundialmente foram contabilizadas 3441 medições de magnitudes no período de 9 a 31 de Maio de 2009. Veja aqui o mapa mundial online de observações.



















Mapa com participantes do projeto.



A Estação Astronômica PieGise efetuou e enviou para a coordenação do projeto, entre os dias 12 a 31 do mês, 19 medições de magnitude do céu noturno juazeirense, de um total possível de 23 medições no período. A coleta de dados foi realizada das 18:00 às 20:30 hs em praticamente todos os bairros da cidade.



















Observações registradas em Juazeiro do Norte.




Para comentar, envie um e-mail