Observações / Notas mais Recentes

Juazeiro do Norte no projeto Internacional "Moon For All Mankind"



Juazeiro do Norte é o Brasil, na Lua!





































Composição final do projeto Moon For All Mankind.





Foi divulgado hoje, dia 03 de julho de 2009, pelo Comitê do Ano Internacional da Astronomia de Malta, o grande mosaico da Lua obtido das imagens enviadas por 40 países de todos os 5 continentes, em apoio ao projeto internacional "The Moon for all mankind".

A composição final do projeto trouxe duas gratas surpresas: a Itália enviou como imagem representativa da área lunar que lhe coube, um esboço da Lua, de quatrocentos anos de idade, feito por Galileu Galilei - o projeto comemorativo que já era belo, tornou-se extremamente poético, e, a outra grata surpresa, para o Ceará, a imagem da seção 40 da Lua, obtida aqui em Juazeiro do Norte, na Estação Astronômica PieGise, foi escolhida para representar o Brasil no Projeto "The Moon for all Mankind".

Link para créditos e detalhes das imagens enviadas para o Projeto

















O crédito da imagem escolhida para representar o Brasil




Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, no mês que se celebra os 75 anos da morte do "Meu Padim", chega mais perto do Céu: Juazeiro está na Lua... na Lua de toda a humanidade!
























Imagem obtida na Estação Astronômica PieGise



A imagem final do projeto "The Moon for all mankind" traz algumas particularidades:


- Dos 48 países convidados, 40 contribuíram com as imagens- um país para cada ano que passou desde que a Apollo 11 aterrisou na lua!


- O tipo de letra utilizado no projeto é o mesmo tipo da placa fixada no módulo lunar Eagle, da Apollo 11, em que se lê: “Here Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind” ou "Aqui homens do planeta Terra pisaram na lua em 20 de julho de 1969, nós viemos em paz em nome de toda a humanidade". O que inspirou o Comitê de Malta a elaborar o projeto.
- A imagem celebra também: - a primeira nave espacial a alcançar a superfície da Lua: a Luna 2, do programa Luna da antiga União Soviética. Fato ocorrido no dia 14 de setembro de 1959.
- o projecto Apollo, que culminou na aterrissagem lunar tripulada, da Apollo 11, em 20 de julho de 1969, seguido por outros cinco desembarques.
- os outros países que lançaram naves espaciais á Lua: Europa (representante), Japão, China e Índia ...Essas sondas também são apresentadas na imagem.


No link abaixo a beleza do projeto comemorativo:

http://iya2009malta.page.tl/The-moon-for-all-mankind.htm

Para downloads do mosaico final (em tamanho grande 2.7 MB e no tamanho original 42.7 MB):

http://www.astronomy2009.org/resources/multimedia/images/detail/iya2009_moon_mankind/




AGRADECIMENTOS:


Agradecemos, honrados, nós os juazeirenses, cearenses, brasileiros, o convite à participação do projeto "The Moon for all mankind", feito pelo Comitê do Ano Internacional da Astronomia de Malta através do Sr. Leonard Ellul Mercer (Diretor do Apolen Observatory e coordenador do projeto) e Dr.Gordon Caruana Dingli (Presidente do Comitê IYA2009-Malta).

Nossos agradecimentos à Coordenação Brasileira do Ano Internacional da Astronomia 2009, pela divulgação nacional do Projeto .




















Parte da animação original criada por Leonard Ellul Mercer.





Vídeo completo The Moon for all Mankind. Créditos vídeo: Mr Ellul-Mercer. Créditos música: Lynn Faure.



A contribuição da Estação Astronômica PieGise evoca o desejo de paz entre os homens, mulheres e crianças do planeta Terra... evoca o desejo de paz nos Céus...

Uma Terra... Um Céu!

Que a Lua seja de todos nós!

Obrigado!

Valmir Martins de Morais
Estação Astronômica PieGise
Planeta Terra.



O acontecimento é notícia:



IYA 2009 - Brasil

Jornal O Povo

Juazeiro do Norte Online (1)

Juazeiro do Norte Online (2)

Secretaria de Esporte e Juventude - Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Ciência Online - Informativo Semanal da FUNCAP

Blog do Tarso Araújo (2)

Fundação Cearense de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP

Juanorte-Especial

Boletim Supernova - Boletim Brasileiro de Astronomia

Jornal Chapada do Araripe

Jornal do Cariri

Cariri Digital

Semiárido

Ceará é Notícia

Gaea - Grupo de Apoio a Eventos Astronômicos

Joazeiro.com

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Blog do Tarso Araújo(1)

O Maravilhoso Mundo Cariri

Alicino's Blog

Rubens Núcleo de Estudos da Lua





Moon For All Mankind - A Lua de Toda a Humanidade





























"Moon For all Mankind", ou "A Lua de Toda a Humanidade", é um projeto do Comitê do Ano Internacional da Astronomia de Malta, que pretende mostrar a Lua como um símbolo de paz e de unidade entre todos os homens e mulheres do planeta Terra.


Para comemorar o 40º aniversário do primeiro Homem na Lua, no ano em que se completa o 400º ano da primeira utilização da luneta por Galileu Gallilei, o comitê em Malta vai produzir um mosaico da lua cheia, de 1,25 metro de diâmetro, feito a partir de imagens fornecidas por 48 diferentes países:


Malta, Brasil, Austrália, Bangladesh, Camarões, Canadá, Chile, China Nanjing, Colômbia, Chipre, Dinamarca, Egipto, Alemanha, Gana, Guatemala, Hungria, Índia, Irã, Jamaica, Japão, Quénia, Madagáscar, Malásia, Moçambique, Myanamar , Omã, Paraguai, Porto Rico, Romênia, Rússia, Arábia Saudita, Sérvia, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Síria, Taiwan, Tajiquistão, Tanzânia, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Uganda, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos da América, Vaticano, Vietnan e Zâmbia.

Cada país fará imagens de uma seção da Lua, nas noites de Lua cheia nos dias 9 de Maio e 7 de Junho de 2009.


As imagens serão enviadas ao Sr. Leonard Ellul Mercer no Apolen Observatory, em Malta, onde uma colagem de todas elas será produzida. O mosaico final e uma animação, será então distribuída ao redor do mundo como colaboração entre as diferentes nações no espírito de “A lua de toda a humanidade”.

Ao Brasil foi atribuída a seção lunar 40, uma área situada nas proximidades da bela cratera Tycho que tem 86 km diâmetro e uma profundidade que chega a 4.800 metros.




























Imagem da região da seção lunar 40. Crédito: Virtual Moon Atlas/ Missão Clementine-NASA.




Imagens obtidas em Juazeiro do Norte para o projeto "Moon For All Mankind"




Nas noites e madrugadas dos dias 6, 7 e 8 de Junho de 2009, em Juazeiro do Norte, 2.035 imagens da seção lunar 40 e suas adjacências, foram obtidas com uma câmera CCD Toucam Pro II (Sony ICX098BQ) acoplada ao telescópio principal (de 275 mm de abertura) da Estação Astronômica PieGise.


O céu juazeirense, dominado por forte turbulência atmosférica, neste período, completamente inapropriado para observações astronômicas, só por momentos permitiu que as imagens do luar fossem captadas por entre as poucas frestas das pesadas nuvens.


Mesmo Assim, a partir da soma dos 1.616 melhores quadros do total obtido, conseguiu-se um mosaico de 2907x2035 pixels composto por 79 imagens da região, que depois foi recortado e enviado ao comite IYA-2009 de Malta para avaliação.





















Formato do mosaico original.






























Imagem final (tamanho menor) da região da Seção 40, area do Brasil.


Embora tenhamos excelentes astrofotógrafos brasileiros, de reconhecido talento internacional, fiquemos nós, cearenses, na expectativa de que, a imagem lunar final obtida em Juazeiro do Norte possa ser a escolhida para representar o Brasil neste evento mundial de confraternização, pela ciência, entre os povos. Teremos, como que, um pedacinho na Lua do nosso Ceará.



Abaixo, seguem cópias dos e-mails enviados pela direção do projeto "Moon For All Mankind" para o coordenador da Estação Astronômica PieGise.



















Dr.Gordon Caruana Dingli, Presidente do Comitê IYA2009 de Malta.


"Quarta-feira, 10 de Junho de 2009 2:15

Dear Valmir,

Thank you very much for sending your image and for all your hard work to take it under such difficult circumstances. Thank you for your great enthusiasm for our project and for your very kind words.
We will be delighted to use your image.
The idea behind our project is to unite people across the world in imaging the moon. I am very pleased that you have joined us and I look forward to co-operation in the future on some other project.

Have a nice day

Gordon."



















Sr. Leonard Ellul Mercer, Diretor do Apolen Observatory, em Malta, e coordenador do projeto.


"Quarta-feira, 10 de Junho de 2009 4:01

Dear Valmir,

Thank you for the image. I think it is a very good image considering the conditions.
All it needed was some further processing to bring out the detail. I did that and it improved considerably.
Don't worry its going to look good on the final image.
Thank you once again.

Kind regards,

Leonard."


Para comentar, envie um e-mail