Observações / Notas mais Recentes

Juazeiro do Norte no "Spacey Day 2009" da NASA / Lockreed Martin

























Nos dias 01 e 02 de Maio de 2009 a cidade de Juazeiro do Norte participou de mais um evento internacional de Astronomia: o "Space Day 2009", coordenado pela NASA e pelo Lockreed Martin.

Space Day é uma iniciativa educacional promovida anualmente na primeira sexta-feira de maio, desde 1997.

As pessoas ao redor do mundo têm usado esse dia para comemorar as realizações humanas no espaço, reconhecer os benefícios e oportunidades que a exploração espacial proporciona e
, também, promover a educação e a inspiração dos jovens em áreas como ciência, matemática, tecnologia e engenharia.






























Poster do evento.



O tema deste ano foi "Celebrando o Vôo Espacial Humano: Passado, Presente e Futuro”.

O "Space Day" envolveu milhares de milhões de professores, estudantes, pesquisadores e familias em todo os Estados Unidos, Canadá e em mais 8 países ao redor do globo: Brasil, Austrália, Alemanha, India, Paquistão, Chile, Turquia e Japão.

197 eventos foram registrados no site do Lockheed Martin Space Day, coordenador do projeto mundial.

No Brasil apenas as cidades Rio de Janeiro e Juazeiro do Norte, oficialmente, participaram do "Space Day". Veja aqui os eventos globais.




















Registro da participação de Juazeiro do Norte no site do evento.



Para celebrar o "Space Day" a Estação Astronômica PieGise realizou o evento "The Space Day in the city of Father Cicero Romão Batista" ( O Dia do Espaço na cidade do Padre Cícero Romão Batista) e disponibilizou nos dias 1 e 2 de maio, na calçada da Escola José Bezerra, em frente da Estação Astronômica PieGise, dois Telescópios refletores e um telescópio refrator para observações da Lua e suas crateras, do planeta Saturno (e seus anéis e luas) e observações de objetos do céu profundo (aglomerados de estrelas e nebulosas).

Antes das observações, o público que compareceu ao local (cerca de 100 pessoas) recebeu informações sobre o Dia do Espaço, os objetos celestes que iria observar, informações sobre a utilização do telescópio e sobre a comemoração do aniversário de 400 anos da primeira utilização do telescópio astronômico por Galileo Galilei.







Para comentar, envie um e-mail