Observações / Notas mais Recentes

A Estação PieGise no maior evento de Astronomia da história


100 Horas de Astronomia

















100 Hours of Astronomy, ou 100 Horas de Astronomia, foi o maior evento mundial de divulgação de Astronomia já organizado até hoje em toda história da humanidade. Ele aconteceu entre os dias 2 e 5 de abril de 2009, datas escolhidas para favorecer a observação da Lua e do planeta Saturno.

O objetivo principal do 100 Horas de Astronomia foi dar oportunidade ao maior número de pessoas, pela primeira vez em sua vida, de observar o céu por meio de um telescópio, tal como fez Galileu há 400 anos atrás.

Sendo um dos eventos principais do Ano Internacional da Astronomia (IYA2009), e tendo alcance global, todas as entidades astronômicas profissionais, clubes de astronomia, planetários e museus de ciências dos 137 países participantes do IYA2009 foram convidados a participar.

100 países confirmaram a realização de atividades no período do evento.


O Brasil no projeto 100 Horas de Astronomia









No Brasil, o evento "100 Horas de Astronomia", coordenado pelo Nó Nacional IYA2009 englobou observações públicas do céu noturno e do Sol utilizando equipamentos apropriados, palestras, projeções de vídeos sobre astronomia, transmissões de debates e de observações com telescópios robóticos via internet.














A participação do Brasil assinalada no site do projeto.



213 atividades brasileiras foram registradas na agenda internacional, o que nos colocou na segunda posição em termos numéricos mundiais.

Na Região Nordeste, apenas 9 cidades participaram do evento internacional. Dessas, três cidades do Ceará: Juazeiro do Norte, Fortaleza e Caicó.
















O evento "O Céu do "Meu Padim": Juazeiro nas 100 horas de Astronomia", da Estação PieGise, registrado no 100 Hours of Astronomy.


A Estação Astronômica PieGise, em Juazeiro do Norte, participou com o evento "O Céu do "Meu Padim": Juazeiro nas 100 horas de Astronomia" e disponibilizou nos dias 3, 4 e 5 de abril dois telescópios para observações públicas do planeta Saturno e da Lua, na calçada da Estação Astronômica PieGise, no bairro São Miguel.










Certificado de participação da Estação PieGise, emitido pela instituição Sidewalk Astronomy Organizer, coordenadora mundial do evento.


Juazeiro do Norte e o evento 100 Horas de Astronomia na mídia nacional













Jornal O Povo













Fundação Universidade de Brasília












Periódico Astronews












Em Pauta












Bol Notícias












Boletim Supernovas - Boletim Brasileiro de Astronomia








Windows Live





Para comentar, envie um e-mail