Observações / Notas mais Recentes

                                   Semana Mundial do Espaço - Edição 2012




A World Space Week ( http://www.worldspaceweek.org/wsw/index.php ) ou Semana Mundial do Espaço é o maior evento internacional público dedicado ao espaço, com comemorações em mais de 50 países.

Oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas através da Resolução 54/68 da Assembléia Geral de 06 de dezembro de 1999 como uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida das populações, a Semana Mundial do Espaço, de 4 a 10 de Outubro, é assinalada pela comemoração de dois eventos marcantes da era espacial:

- O lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo o caminho para a exploração espacial, em 4 de Outubro 1957;
- A assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes em 10 de Outubro 1967.


A Semana é coordenada pelo Comitê da ONU para o Uso Pacífico do Espaço Exterior ( UNCOPUOS ) e do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior ( UNOOSA )  com o apoio da instituição não governamental World Space Week Association (WSWA). A WSW,   voltada para educação espacial, membro da  International  Astronautical Federation - IAF desde 1997, lidera uma equipe global de Coordenadores Nacionais que organizam eventos dentro de seus próprios países.

Os objetivos da Semana Mundial do Espaço

• Educar as pessoas ao redor do mundo sobre os benefícios que elas recebem a partir do espaço;
• Incentivar a utilização do espaço para o desenvolvimento econômico sustentável;
• Demonstrar apoio público para os programas espaciais;
• Despertar os jovens para a ciência;
• Incentivar a cooperação internacional relativa a educação e divulgação das ciências espaciais.



Tema da Semana Mundial do Espaço em 2012


Poster oficial da Semana Mundial do Espaço - Edição 2012


O tema da Semana Mundial do Espaço este ano é "O Espaço para a segurança e proteção do homem". Foi escolhido para celebrar as muitas maneiras como satélites de navegação, observação e telecomunicações melhoram nossa vida diária e ajudam a preservar o meio ambiente.

Alguns exemplos de sua utilização:

● Apoiar os esforços de ajuda humanitária, tais como o planejamento da entrega de alimentos e medicamentos em áreas remotas;
●  Monitoramento da expansão urbana;
●  Contribuir para a segurança do tráfego marítimo;
●  Colaborar nas operações de busca e salvamento;
●  Medir a qualidade do ar e os níveis de poluição.
●  Monitorar o desmatamento e a desertificação;
●  Rastreamento de incêndios florestais, inundações e danos causados ​​por outros desastres naturais.

                                           

A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO NO BRASIL EM 2012




No Brasil a World Space Week é coordenada  desde 2011 pelo pesquisador e divulgador da Astronomia Valmir Martins de Morais, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP, e que atua no Núcleo de Astronomia do IFCE - Campus Juazeiro do Norte.

Ver lista de coordenadores nacionais da World Space Week: http://www.worldspaceweek.org/wsw/index.php?option=com_content&view=article&id=31&Itemid=66

Na última edição da Semana Mundial do Espaço, em 2011, onde foram realizados 667 eventos em 52 países, o Brasil destacou-se por contribuir com 39 eventos efetivados em praticamente todas as suas regiões. Uma quantidade sem precedentes, maior do que a soma dos eventos produzidos no país nos últimos 8 anos de campanha e, ineditamente superior ao número de realizações nos Estados Unidos, país sede da Semana. O número de eventos no Brasil em 2011 também superou os realizados por países da Europa, já tradicionalmentes colaboradores em campanhas internacionais de divulgação das ciências espaciais, como Espanha, Itália, Alemanha e Portugal.

A grande espectativa do Coordenador Nacional do Brasil e da própria  World Space Week Association é que o número de eventos realizados no país em 2012 chegue (ou ultrapasse) a 50. Para tanto, os trabalhos de divulgação da Semana já foram iniciados e este ano contará  com duas grandes colaborações: a da Olimpíada Brasileira de Astronomia - cujo coordenador, o Professor Dr. João Batista Garcia Canalle, ofereceu a estrutura da OBA para levar a Semana Mundial do Espaço ao conhecimento de todas as escolas participantes da olimpíada -- mais de 9.000 escolas em todo o Brasil, e a Associação Brasileira de Planetários - que, através de seu Diretor de Comunicação e Marketing,  Sandro Gomes, emitiu convite aos Diretores, Coordenadores, Planetaristas e Professores de todos os planetários brasileiros, conclamando-os a integrar a  edição 2012 da Semana Mundial do Espaço.


CONVITE PARA A PARTICIPAÇÃO NA EDIÇÃO 2012 DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO - 4 A 10 DE OUTUBRO


Conclamamos os astrônomos amadores e profissionais, educadores e alunos, diretores e coordenadores de instituições de pesquisa e ensino, as associações, os grupos e clubes de astronomia, os planetários e todos os entusiastas da ciência a fazerem e registrarem no site da World Space Week 2012  quaisquer eventos relacionados ao espaço: sessão pública de observação com telescópio, concurso de desenho ou redação, distribuição de panfletos temáticos, palestras, lançamento de foguetes, exposição fotográfica com imagens espaciais (a exposição "Paisagens Cósmicas" com seus excelentes painéis é uma excelente pedida para um evento em escolas, museus, bibliotecas, etc), sessão especial no planetário, um abaixo assinado contra a poluição luminosa de sua cidade, uma sessão de bate-papo exclusiva sobre o espaço pela internet, atividades escolares (exercícios sobre o espaço para casa), a organização de um evento esportivo (um jogo de futebol de campo ou futebol de salão entre amigos, basquete, vôlei, natação, sinuca ou outro esporte) ou um Balé infantil temático dedicado a Semana Mundial do Espaço.

Se você não tem como fazer nenhum desses eventos mas tem um blog ou uma página no Facebook, poste algo pessoal, uma mensagem sobre o espaço para o mundo e registre-a no site de evento, para que todos possam acessa-la!

Enfim, faça algo em prol da divulgação da astronomia ou do espaço na Semana Mundial do Espaço, de 4 a 10 de outubro e espalhe-o para o mundo!

A sincronização dos eventos e programas educacionais atrai a cobertura dos meios de comunicações, que contribui para a educação do público em relação à exploração do espaço.



Crédito da Imagem: Núcleo de Astronomia do IFCE Campus Juazeiro/ FUNCAP


Para registrar seu evento no site da Semana Mundial do Espaço 2012 e divulgar sua associação ou sua atividade para o Brasil e o mundo é muito fácil.
Acesse http://www.worldspaceweek.org/wsw/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=152 e preencha o formulário em português ou inglês. Se tiver alguma dúvida quanto ao que é requerido é só selecionar o idioma português localizado abaixo do formulário. Depois de preenche-lo, digite com letras minúsculas as duas palavras de segurança (re-Captcha) e clique em "Submit Event". Pronto! Seu evento já aparecerá devidamente registrado no site.
Você receberá do Webmaster da WSW um e-mail de confirmação do registro com o Login e Password para fazer atualizações.

Se a sua instituição tiver uma página na internet não esqueça de coloca-la em " Event Web Address" . O site da Semana Mundial do espaço é uma excelente vitrine para o mundo.


Para fazer download do poster com o tema 2012 (arte e texto) acesse: http://www.worldspaceweek.org/wsw/images/2012Poster/wsw_poster_with%20text.jpg

Para criar um texto exclusivo da sua instituição a partir da imagem tema da Semana Mundial do Espaço 2012, faça o download do poster sem texto em:


Promova a Educação Científica!

Promova a Exploração do Espaço e a Astronomia!


Promova a sua atividade e a sua instituição para o mundo!


Participe e divulgue a Semana Mundial do Espaço - 4 a 10 de Outubro de 2012.




Grande abraço a todos e excelentes atividades!




Valmir Martins de Morais
Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço - Brasil
Núcleo de Astronomia IFCE/ FUNCAP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil